terça-feira, 14 de julho de 2009

Telhado verde.

O telhado verde ou eco-telhado é uma técnica de arquitetura que consiste no uso de vegetação sobre a cobertura de casas e edifícios, com impermeabilização e drenagem adequadas, proporcionando melhorias nas condições de conforto termoacústico (tanto no inverno quanto no verão) e paisagismo das edificações, reduzindo a poluição ambiental comum em grandes centros urbanos. Além de melhorias no conforto termo acústico e na redução da poluição, estudos de bioclimatismo indicam que, com o uso de coberturas vivas, é possível melhorar em 30% as condições térmicas no interior da edificação, sem recorrer a sistemas de climatização condicionamento térmico artificiais.
O telhado verde também mantém a umidade relativa do ar constante no entorno da edificação, formando um microclima e purificando a atmosfera ao seu redor, como um microecossistema e contribui no combate ao efeito estufa.
O telhado verde se constitui preferencialmente de plantas adaptadas a solos rasos, resistentes a estiagem e com baixa manutenção como os seduns. Não é recomendável o telhado de grama por sua alta exigência de água. Um telhado verde pesa cerca de 50 kg por metro quadrado já saturado e pode ser colocado sobre praticamente qualquer tipo de telhado ou laje.
As plantas e a terra do telhado verde funcionam como um filtro natural da água, que pode ser armazenada, para depois ser usada na irrigação do jardim, no vaso sanitárias, no chuveiro, etc.
A obra exige a instalação de uma estrutura específica na cobertura da casa. Se o telhado for simplesmente uma laje, é preciso impermeabilizá-lo; se for feito de telhas de cerâmica, é preciso retirá-las e colocar placas de compensado que servirão de base para a cobertura vegetal. Ali serão colocados a terra e o adubo para o crescimento das plantas. Mantas onduladas, para impedir que os resíduos escorram, e de impermeabilização, para evitar infiltrações na casa, tudo isso faz parte do projeto de um telhado verde.
Os custos de instalação de um telhado verde são cerca de seis vezes maiores do de um telhado convencional (o preço varia entre 100 a 150 reais). A diferença de preços se deve basicamente à quantidade de materiais envolvidos, à complexidade de instalação e à escassez de mão-de-obra especializada. No entanto, a longo prazo esse custo pode ser compensado devido à economia de energia. Outro fator de economia é a extensão da vida útil de uma cobertura com telhado verde em relação à convencional, o telhado verde só necessita de manutenção devido a ações climáticas.
Assim percebemos que o telhado verde só tem benefícios.

3 comentários: