terça-feira, 14 de julho de 2009

Algumas energias renováveis:

• Energia hídrica: Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente de quedas de água represadas a certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica.

• Energia térmica: Nas usinas termoelétricas a energia elétrica é obtida pela queima de combustíveis, como carvão, óleo, derivados do petróleo e, atualmente, também a cana de açúcar (biomassa). A produção de energia elétrica é realizada através da queima do combustível que aquece a água, transformando-a em vapor. Este vapor é conduzido à alta pressão por uma tubulação e faz girar as pás da turbina, cujo eixo está acoplado ao gerador. Em seguida o vapor é resfriado retornando ao estado líquido e a água é reaproveitada, para novamente ser vaporizada.
Para esse tipo de energia ser produzida, alguns cuidados precisam ser tomados, como: os gases provenientes da queima do combustível devem ser filtrados, evitando a poluição da atmosfera local; a água aquecida precisa ser resfriada ao ser devolvida para os rios porque várias espécies aquáticas não resistem a altas temperaturas.

• Energia nuclear: Este tipo de energia é obtido a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. Vale destacar que este tipo de energia é muito perigoso e pode causar danos graves a toda uma sociedade, tanto economicamente, como se tratando de saúde, caso algum acidente ocorra envolvendo tal tecnologia.
- Urânio enriquecido: O átomo é constituído de um núcleo onde estão situados dois tipos de partículas: os prótons (que possuem cargas positivas) e os nêutrons (que não possuem carga).
Em torno do núcleo, existe eletrosfera, (onde se encontram os elétrons que têm cargas negativas). Átomos do mesmo elemento químico, que possuem o mesmo número de prótons e diferentes números de nêutrons são chamados isótopos. O urânio possui dois isótopos: 235U e 238U. O 235U é o único capaz de sofrer fissão. Na natureza só é possível encontrar 0,7 % deste tipo de isótropo. Para ser usado como combustível em uma usina, é necessário enriquecer o urânio natural. Um dos métodos é "filtrar" o urânio através de membranas muito finas. O 235U é mais leve e atravessa a membrana primeiro do que o 238U. Esta operação tem que ser repetida várias vezes e é um processo muito caro e complexo. São poucos os países que possuem esta tecnologia para escala industrial.
O urânio é colocado em cilindros metálicos no núcleo do reator que é constituído de um material moderador (geralmente grafite) para diminuir a velocidade dos nêutrons emitidos pelo urânio em desintegração, permitindo as reações em cadeia. O resfriamento do reator do núcleo é realizado através de líquido ou gás que circula através de tubos, pelo seu interior. Este calor retirado é transferido para uma segunda tubulação onde circula água. Por aquecimento esta água se transforma em vapor (a temperatura chega a 320°C) que vai movimentar as pás das turbinas que movimentarão o gerador, produzindo eletricidade.

• Energia geotérmica: Energia geotérmica é a energia produzida de rochas derretidas no subsolo (magma) que aquecem a água no subsolo. Em áreas de vulcanismo intenso, que o vapor e a água quente afloram às superfícies, como na Islândia, as usinas elétricas aproveitam esta energia para produzir água quente e vapor. O vapor aciona as turbinas que geram quase 3.000.000 joules de energia elétrica por segundo e a água quente percorre tubulações até chegar às casas.

• Energia eólica: A energia eólica é a energia mais limpa que existe.Porém, como essa forma de energia é dependente do vento, que é um fenômeno natural, existem algumas interrupções temporárias, pois, na maioria dos lugares, os ventos não são constantes. Logo, a energia eólica é a mais limpa e pura, porém, é demorada.
Os moinhos de vento já são conhecidos a muito tempo, e usam a energia dos ventos, isto é, eólica, não para gerar eletricidade, mas para realizar trabalho (como bombear água e moer grãos).
A energia eólica é produzida pela transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica. A conversão de energia é realizada através de um aerogerador que consiste num gerador elétrico acoplado a um eixo que gira através da incidência do vento nas pás da turbina.
A turbina eólica horizontal (a vertical não é mais usada) é formada essencialmente por um conjunto de duas ou três pás, com perfis aerodinâmicos eficientes, impulsionadas por forças predominantemente de sustentação, acionando geradores que operam a velocidade variável, para garantir uma alta eficiência de conversão.A instalação de turbinas eólicas tem interesse em locais em que a velocidade média anual dos ventos seja superior a 3,6 m/s.

• Energia das marés: A energia das marés é obtida de modo semelhante ao da energia hidrelétrica.
Constrói-se uma barragem, formando-se um reservatório junto ao mar. Quando a maré é alta, a água enche o reservatório, passando através da turbina e produzindo energia elétrica, e na maré baixa o reservatório é esvaziado e água que sai do reservatório, passa novamente através da turbina, em sentido contrário, produzindo energia elétrica.

• Energia fotovoltaica: A energia fotovoltaica é fornecida de painéis contendo células fotovoltaicas ou solares que sob a incidência do sol geram energia elétrica. A energia gerada pelos painéis é armazenada em bancos de bateria, para que seja usada em período de baixa radiação e durante a noite.
A conversão direta de energia solar em energia elétrica é realizada nas células solares através do efeito fotovoltaico, que consiste na geração de uma diferença de potencial elétrico através da radiação. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons (energia que o sol carrega) incidem sobre átomos (no caso átomos de silício), provocando a emissão de elétrons, gerando corrente elétrica. Este processo não depende da quantidade de calor, pelo contrário, o rendimento da célula solar cai quando sua temperatura aumenta.

A iluminação doméstica é responsável por uma grande parcela no consumo de energia de uma casa, economizando-a, estaremos contribuindo com o meio ambiente e evitando a necessidade de aumentar a produção de energia, do nosso país.

Para economizar com a iluminação, os ambientes devem ser pintados com cores mais claras, porque estas refletem melhor a luz. Existe a venda, sensores capazes de acender e apagar as lâmpadas, com a simples presença ou não de alguém no ambiente. Quando este sensor detecta que não há ninguém no ambiente, ele automaticamente irá desligar as lâmpadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário