terça-feira, 14 de julho de 2009

O projeto sustentável alivia os gastos da casa.

A construção de uma casa ecológica pode chegar a ser até 30 % mais barata do que uma construção convencional, porque seu preço é proporcional ao seu grau de sustentabilidade.
Se o proprietário optar por tratar todos os efluentes (esgoto) para reaproveitamento da água, ela será bem mais cara porque envolverá sistema de tratamento.
O aproveitamento de água de chuva é de baixo custo e não irá encarecer a obra.
A construção da casa é o principal ponto. Definir prioritariamente os materiais a serem utilizados é fundamental. As fundações podem ser feitas no sistema convencional. As paredes mais econômicas são as construídas com tijolos solo-cimento. Pode-se fazer uma economia considerável.
Em uma casa sustentável, além de o morador contribuir com o meio ambiente, contribui também com o seu bolso e sua saúde. Dispensar a companhia elétrica deve ser a primeira coisa a ser feita. As principais fontes substitutas à elétrica são a solar e a eólica. A eólica é a energia mais limpa e barata existente, o que é um grande trunfo na economia da residência.
Uma das maiores preocupações no interior do lar é o conforto face às temperaturas. No verão é freqüente a existência de ar condicionado e/ou ventoinhas sendo substituídas no inverno por aquecedores. Este setor a climatização ocupa cerca de 15% de toda a energia consumida dentro de casa e é um dos pontos onde estas tecnologias atuam através de dois princípios: estratégias de arrefecimento (Verão) e estratégias de aquecimento (Inverno).
Reduzir a intensidade do ar condicionado em um grau centígrado poupa 10% da energia.
Com essas formas de energia é possível ter uma satisfatória redução e queda de custos.
Morando-se em uma área rural, talvez não haja serviço de coleta de lixo. Isso pode ser resolvido com reciclagem e compostagem. Pensando-se bem ao adquirir produtos, também é possível eliminar muito lixo. Plantar os próprios vegetais ou criar algumas galinhas e cabras para ter leite e ovos, assim evita-se comprar produtos que se podem ter sem gastar dinheiro e não se adquirem embalagens, diminuindo o lixo.
Tendo uma Casa Sustentável, cuida-se também da própria saúde. Substituindo produtos industrializados por alimentos orgânicos, a resistência do organismo à microorganismos passa a ser maior. Além disso, evitam-se desperdícios e diminuem as contas no fim do mês, diminuindo o estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário