terça-feira, 14 de julho de 2009

Casa sustentável, vida saudável.

Hoje em dia o estresse é algo comum na sociedade; devido à correria do dia-a-dia; porém são poucas as pessoas que sabem o que é o estresse realmente; suas causas e o que podemos fazer para acabar com ele, ou ao menos, diminuí-lo. Muitas vezes, as pessoas passam por determinados problemas de saúde e nem sabem que eles são fruto do estresse. Portanto, o que é o estresse?

O QUE É ESTRESSE?

O estresse, é um conjunto de reações do corpo que, se exageradas, podem levar a um desequilíbrio do organismo. A reação ao estresse é uma atitude necessária para a adaptação a situações novas, sem o estresse não saberíamos como reagir a situações de medo e perigo. Porém, devido a correria do dia-a-dia o estresse passa a ser excessivo, o que é muito prejudicial para nossa saúde física e mental.

  • As áreas em tom de vermelho, amarelo e laranja demonstram o excesso de adrenalina no cérebro, causado pelo estresse, o que pode fazer com que a pessoa cometa atos violentos e seja impulsiva.

  • No gráfico abaixo está sendo mostrado o impacto do estresse em nossa performance diária.

COMO A CASA SUSTENTÁVEL DIMINUI O ESTRESSE?

Para começar, estudos indicam que cultivar plantas faz bem a sua saúde. A jardinagem e o ato de contemplar a beleza das plantas são atividades relaxantes que aliviam o estresse da vida urbana.
Sabemos que o contato com flores e plantas faz bem à saúde. Quase ninguém duvida de que a jardinagem - ou a simples contemplação de uma bela paisagem - traz renovação física e mental. Mas como explicar esse efeito? Em um estudo, Terry Hartig, da Universidade de Uppsala, na Suécia, concluiu que as pessoas se recuperam mais rapidamente do estresse quando entram em contato com a natureza. E, o que é melhor, esse restabelecimento ocorre em poucos segundos. Hartig submeteu 112 jovens a uma série de tarefas estressantes - entre elas, dirigir um automóvel por um local desconhecido.
Os participantes, que, depois disso, descansaram em uma sala com vista para uma paisagem arborizada e, em seguida, passearam por um local com árvores, recobraram o ânimo e experimentaram uma redução na pressão arterial em menos tempo do que as pessoas que se sentaram em uma sala sem janelas e depois caminharam por uma área urbanizada.
Os povos nativos, ditos não-civilizados e com menos educação formal, têm veneração pela natureza e uma ética expressa em hábitos como caçar e pescar para o próprio sustento, assim, estão livres do estresse que ocorre nas sociedades tidas como avançadas em consumo desenfreado, desperdício, patologias e desequilíbrios.
A norte-americana Susan Andrews desenvolveu no Brasil um trabalho espiritual e humanitário. Há dez anos ela coordena o Parque Ecológico Visão Futuro, uma "ecovila" (comunidade auto-sustentável) no interior de São Paulo.
A casa sustentável que apresentamos neste projeto tem como objetivo integrar a tecnologia dos dias de hoje e a natureza, sempre com conforto e respeito ao meio ambiente, para que, ao entrar em casa, a pessoa se desligue do mundo estressado em que vivemos hoje e entre em harmonia com a natureza, fazendo o bem para ela e para o mundo todo, optando por energias renováveis e conservação da natureza. Mas nada disso adianta se o morador desta casa não estiver de bem com si mesmo e trouxer estresse de fora de casa para dentro, pois o estresse desarmoniza qualquer residência por mais calma e tranqüila que for.

Nenhum comentário:

Postar um comentário