terça-feira, 14 de julho de 2009

Dicas de reaproveitamento e reciclagem.

A redução de resíduos começa antes de fazer as compras. A primeira dica é observar quanto lixo um produto produz antes mesmo de levá-lo para casa e, então, escolher aquele que é menos poluente e também aqueles que possam ser reciclados.
É bom evitar os que possuem embalagens descartáveis, como legumes e frutas na bandeja de isopor coberta por plástico PVC, por exemplo. Elas podem até parecer mais modernas e higiênicas, mas geram lixo desnecessário.
Dê preferência a pratos, xícaras, copos e talheres de materiais duráveis em vez dos descartáveis. Além disso, as embalagens de vidro ou metais podem ser reutilizadas para outras funções, como guardar objetos.
Outra forma de evitar o desperdício é imprimir apenas o que for realmente necessário. Pode-se, ainda, usar o verso de impressões antigas como bloco de rascunho ou imprimir nos dois lados da folha.
No supermercado, as sacolinhas plásticas devem perder espaço para outras não-descartáveis, como as que são usadas em feiras livres. O acúmulo desses sacos polui rios e eles podem até matar animais aquáticos sufocados.

Um comentário:

  1. poderia ter ido em topicos facilitaria a nossa vida para a leitura mas muito bom o texto

    ResponderExcluir